Testemunhos – Formação Cristã de Adultos 2022/2023

Deixamos aqui registados os testemunhos de alguns elementos da Formação Cristã de Adultos 2022/2023, que fizeram connosco este percurso de educação e de partilha na fé. De outubro de 2022 a junho de 2023, às sextas-feiras, das 21h30 às 23h, na paróquia da Matriz (Póvoa de Varzim), estes jovens adultos fizeram o seu percurso na descoberta de um Deus que está sempre disponível para quem o quer acolher, construindo assim o início de uma fé adulta, pensada e experimentada, concreta, vivida em ações, participada no quotidiano e celebrada sempre em comunidade. Com estes testemunhos verdadeiros e genuínos, queremos partilhar convosco a alegria que é para nós, Comunidade Estrada Clara, sabermos que este desejo de Deus tão próprio do ser humano está e continua presente em quem O procura e nós, Comunidade, somos infinitamente mais felizes por podermos proporcionar este tempo e este espaço de partilha, de descoberta e de interiorização. Um bem-haja a todos vós, queridos formandos!

É muito simples de explicar o laço forte criado entre adultos que em Outubro não se conheciam e teriam muitas outras coisas a fazer nas suas noites de sexta: a Comunidade Estrada Clara proporcionou-nos um belo espaço de formação, reflexão e debate, ora sobre os profetas do Antigo Testamento, ora sobre as parábolas de Jesus, para além de temas abertos que nos mostram como ser cristão na sociedade moderna.

Toda a dedicação e profissionalismo da Ana, da Beatriz, da Sofia e do Carlos, ao que se iam juntando as intervenções dos próprios participantes, fizeram destes momentos um agradável espaço de aprendizagem cristã, bem longe da memorização de fórmulas que as pessoas possam associar a qualquer catequese menos conseguida.

Uma iniciativa assim fazia e faz muita falta e espero que, como o pequenino grão de mostarda, seja espalhado por várias gerações e por muitos outros lugares e ajude a robustecer os nossos tecidos sociais que por vezes nos parecem irremediavelmente fragmentados. São um soberbo exemplo das comunidades criativas que Bento XVI imaginou como o futuro do cristianismo no novo século.

Obrigado por tudo!

Toda a minha vida procurei por mim, pois tive momentos em que duvidei de mim própria. Momentos altos e baixos. Momentos em que perdi tanto, momentos em que a vida me presenteou com algo surpreendente. No fundo do meu coração eu sabia que Deus estaria a olhar para mim, pois só assim consegui superar os momentos mais difíceis. Ainda hoje não sei onde consegui forças para ultrapassar os desafios. Quando me foi dada a oportunidade de participar da formação cristã para adultos, não pensei duas vezes, tinha chegado o momento de entrega que há muito eu queria. Foram momentos fantásticos que passei na companhia deste grupo fantástico, aliás encontrei-me e finalmente posso dizer que encontrei a minha segunda casa, agora que fui descobrindo que ser cristão é muito mais do que eu pensava, afinal não basta dizer “sou cristão”. Quero continuar a participar desta comunidade de forma direta, pois apesar de tudo ainda tenho muito para aprender e quero muito continuar a aprender.
Obrigada a todos vocês que estiveram presentes nesta jornada!

Adorei frequentar esta formação, sem dúvida recomendo esta experiência! Para além de aprendermos bem mais sobre a igreja, Deus, Jesus e enriquecermos o nosso conhecimento como cristãos, também desenvolvemos um espírito crítico e percebemos que, mesmo nós cristãos, temos o direito de questionar certas coisas e entender o real motivo por detrás delas. Esta formação retira todo o tipo de tabus ou ideias fixas das quais a sociedade está normalmente repleta, a igreja não é um sítio para velhos e é muito mais do que uma simples missa. O facto de cada vez mais jovens se interessarem por atividades na igreja, desde o canto às leituras, mostra que a Igreja é meramente um sítio onde nos sentimos em casa, onde nos sentimos acolhidos, pois todos que lá frequentam acreditam no mesmo. Esta experiência fez- me abrir os olhos para quebrar essas ideias e entender muitas coisas que tinha curiosidade! Adorei o formato das formações onde muitas vezes discutíamos assuntos comuns da sociedade e bastante interessantes! Para quem tiver um bichinho de curiosidade e quiser aprofundar a sua fé, recomendo definitivamente!

Se hoje estamos casados pela Igreja, a vós, Ana Luísa, Beatriz e Paróquia da Matriz o devemos e humildemente agradecemos, pois sem este projeto da Formação Cristã de Adultos Online, a vossa dedicação e entrega, tal não seria possível! Para mim, Márcio, foi ainda mais especial, pois recebi três Sacramentos no mesmo dia: o Batismo, a Eucaristia e o Crisma. Eu, Verónica, recebi o Crisma. O nosso casamento realizou-se dias depois. Foram partilhas, o conhecimento da vida, morte e ressurreição de Jesus, dos Apóstolos que o acompanharam e o amor misericordioso de seu, nosso Deus Pai. Ficamos sensibilizados com as Parábolas presentes na Bíblia que são exemplos e ensinamentos em fazer o bem, sempre e para todos. Um gigantesco OBRIGADO! 

O meu percurso na Formação Cristã de Adultos foi fantástico!! No dia em que me inscrevi era só para poder ser madrinha! Pensei que seria algo breve e rápido!!! Mas quando se iniciou a formação, logo percebi, no primeiro dia, que não seria só uma simples formação! Pelas pessoas fantásticas que ali conheci percebi que seria uma formação diferente!! Um dos meus sonhos desde pequena era saber pegar na Bíblia e entender o que estaria a ler! E a Ana, a Beatriz, a Sofia e o Carlos ajudaram-me a interpretar a Bíblia e muitas mais coisas diria! As amizades que ali construí, pessoas fantásticas! Poderia estar a escrever sem fim que não iria terminar de tão bom que foi e as tantas coisas boas que aprendi e que me fizeram ser uma pessoa diferente, uma pessoa melhor.(atenta aos sonhos de Deus.) Mas há um ponto negativo: o facto de ter terminado…

   “Tu és fonte de Vida, Tu és fogo, Tu és amor, vem Espírito Santo, vem Espírito…”

“Confirmai-nos, Senhor, no vosso Espírito”

“- Rute, recebe por este sinal, o Espírito Santo, o Dom de Deus.”

“- A paz esteja contigo.”

Para mim, uma das mais belas palavras, uma das mais belas frases deste lindo dia. Em família e em Comunidade em paz, com ternura e alegria, na minha fé Cristã consciente e madura com vontade de nela continuar a caminhar assim a confirmei e o meu a Deus também. Fé, a chama serena mas firme que vive em mim sem cessar e que me faz acreditar num hoje, num amanhã melhor. Deus vive em mim, Nele confio, creio e tudo entrego! Jesus Cristo que por amor e por todos nós se entregou para nos salvar. Assim, também, com amor e por amor a Ele, com honra, fielmente vivo e transmito os seus belos ensinamentos sempre genuinamente, fazer o bem.
Mas que bela e enriquecedora experiência esta a da Formação Cristã de Adultos. A que me fez docemente percorrer no túnel do tempo reviver e, igualmente confirmar os ensinamentos de Deus que outrora foram transmitidos. Feliz daquele (es)  que com amor e por amor a Deus em Comunidade, ao ser-se Igreja e de forma voluntária partilham os seus dons. Juntos, na exploração da Bíblia e na reflexão das belas Parábolas que Jesus Cristo contava igualmente reforçam que é na simplicidade dos nossos nobres atos do dia-a-dia, de uns para com os outros de quem se dá e dá aos que mais precisam serão sempre os que mais recebem. Deus é Amor por isso, devemos assim, viver com encantamento pela vida. Devemos sempre, verdadeiramente acolher os demais para também sermos acolhidos. Devemos encorajar, respeitar, confiar, perdoar, amar, partilhar e multiplicar o amor, o amor e a misericórdia de Deus. Devemos também sempre, fazer ao outro o que gostaríamos que a nós, a mim, assim o fizessem pois, essa é a mensagem: o Amor, sempre o Amor, o amor ao Amor ao Próximo, o Amor a Deus. Neste ano, (e sempre) em que ” Há pressa no ar”, de mãos dadas e braços e abraços abertos unidos devemos continuar nesta linda caminhada de vida de Fé, de partilha e de Esperança. Porque “ninguém é Cristão sozinho” e “onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração”, na graça de Deus sê feliz e, faz os outros felizes também. Aos meus queridos e estimados irmãos da nossa Grande Família e de Fé : Ana Luísa, Beatriz, Sofia, Carlos, a todos os que frequentaram a Formação Cristã de Adultos e também ao nosso querido e estimado Prior P.e Avelino, um gigantesco abraço fraterno.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *