Falar para CRER – 7.º Encontro

Ficam aqui os registos do 7.º encontro “Falar para CRER”, organizado pela paróquia da Matriz em colaboração com a Comunidade Estrada Clara. Este encontro aconteceu no dia 8 de novembro e o tema foi “Uma conversa a caminho de Emaús”, um texto do frei dominicano Timothy Radcliffe, responsável pelas meditações do retiro dos participantes na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Esta meditação de Timothy Radcliffe focou-se, essencialmente, na ideia do Cristão que é encontrado e vai ao encontro, num caminho marcado por avanços e recuos, mas sempre em construção e revelação. Neste encontro, assumimos o risco das relações, mas também a alegria e a gratidão que nascem nos corações de quem faz um caminho comum, apesar das diferenças. Neste encontro com os outros nossos irmãos, não pode faltar o ingrediente principal – a confiança. A confiança no amor que me é dado, a confiança no caminho que percorremos juntos, a confiança nas palavras que nos são dadas. Depois de trabalharmos este texto em grande grupo, foi em grande grupo que continuamos a refletir, a partir de duas questões: como posso ir eu ao encontro dos meus irmãos/minhas irmãs na comunidade paroquial e fazer um caminho de diálogo com a minha comunidade; que dinâmicas podem ser concretizadas no grupo a que pertenço para que todos se sintam mais escutados. Uma vez mais, estas partilhas, desta vez num ambiente mais íntimo, foram muito ricas, mesmo que se tenham apresentado perspetivas diferentes. Isto é a grandeza da vida sinodal que a Igreja experimenta: a procura incessante de um caminho onde possamos seguir juntos, levando os nossos contextos, as nossas histórias, os nossos projetos.

Recordamos que estes encontros “Falar para CRER” estão sempre abertos a todos os agentes da Pastoral (Catequistas, Jovens, Conselho Paroquial, Leitores, Grupos Corais, etc.) das comunidades paroquiais. Não é necessária inscrição, basta aparecer.

𝐏𝐫ó𝐱𝐢𝐦𝐨 𝐄𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨 “𝐅𝐚𝐥𝐚𝐫 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐂𝐑𝐄𝐑 – 𝐄𝐝𝐢çã𝐨 𝐄𝐬𝐩𝐞𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐍𝐚𝐭𝐚𝐥” – 𝟐𝟎 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐳𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟑 (𝟒.ª 𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚), à𝐬 𝟐𝟏𝐡𝟑𝟎, 𝐧𝐨 𝐒𝐚𝐥ã𝐨 𝐏𝐚𝐫𝐨𝐪𝐮𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐌𝐚𝐭𝐫𝐢𝐳 -𝐏ó𝐯𝐨𝐚 𝐝𝐞 𝐕𝐚𝐫𝐳𝐢𝐦

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *