Quase 20 anos depois, Taizé voltou a Lisboa

Viagens pela JMJ, Lisboa 2023

Durante a JMJ, como já é habitual, a Comunidade de Taizé dinamiza tempos de oração comunitária. Em Lisboa, estes momentos aconteceram na bela e despojada Igreja de São Domingos. Estas orações com cânticos de Taizé e com a presença de alguns irmãos da Comunidade estiveram abertas a todos os que nelas quiseram participar. E realmente foram muitos! Tantos que a fila de espera, cerca de uma hora antes de cada oração começar, embora sendo já interminável, nunca demoveu nenhum dos participantes. Na última oração, na 5.ª feira à noite, organizada juntamente com a Comunidade “Chemin Neuf”, muitos não conseguiram lugar dentro da Igreja. No entanto, assistiram à oração no exterior da Igreja, acompanhados pelo sistema sonoro (podem comprovar pela fotografia que um amigo nosso que estava cá fora tirou, testemunhando o que aconteceu). Sentados no chão, na zona mais movimentada de Lisboa, a antítese era evidente: o silêncio e a contemplação foram mais fortes do que o barulho e a agitação. Para quem (ainda!) não conhece a Comunidade de Taizé, este fenómeno parece ser inexplicável, mas é apenas um reflexo natural da necessidade que as pessoas têm de mais silêncio, de mais intimidade com um Deus que é só Amor, de mais envolvimento espiritual.

A oração de 5.ª feira foi a última a que podemos assistir com o Irmão Alois enquanto prior de Taizé. São momentos sempre significativos para nós que tivemos o privilégio de estar presentes em alguns eventos marcantes da vida da Comunidade de Taizé: estivemos em 2004, em Lisboa, naquele que foi o último Encontro Europeu do Irmão Roger e, no ano seguinte, estivemos em Milão no primeiro Encontro Europeu com o Irmão Alois como novo prior. A partir de dezembro, o Irmão Matthew será o novo prior e, se tudo correr como previsto, no Verão do próximo ano estaremos a rezar juntos em Taizé (sim, estamos a organizar uma viagem de peregrinação a Taizé em 2024 com a @paroquia.da.matriz.pvz ).

Taizé. Nos próximos meses, a propósito da preparação que iremos fazer para a nossa peregrinação, iremos partilhar aqui o que significa para nós, Comunidade, esta Comunidade.

Ana