Mensagem de Natal da Comunidade Estrada Clara
Texto de Ana Luísa Marafona, Comunidade Estrada Clara
“Porque um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado.” (Is 9,5)
Um Menino nos foi dado. Um Menino foi-nos entregue para nossa salvação. Um Menino que nasce para que eu possa viver. Um Menino que nos lembra que é na pobreza que encontramos a riqueza, é na fragilidade que conhecemos a fortaleza, é na pequenez que nos tornamos grandes.
Um Menino nos foi dado. Deus escolheu fazer nascer o seu filho não num majestoso palácio, mas num simples estábulo. Deus quis que o seu filho nascesse não numa família de imperadores e reis, mas num humilde lar. Deus quis que o seu filho fosse primeiramente visitado não pelas mais elevadas autoridades do Império, mas por um grupo de pobres pastores.
Um Menino nos foi dado. Para que O procuremos não nos grandiosos acontecimentos humanos, mas nas aparentes banalidades do quotidiano. Para que O reconheçamos naquilo que o mundo rejeita, para que acreditemos na força da debilidade, para que ousemos trazer a Luz à escuridão.
Um Menino nos foi dado. E com este Menino nascemos nós, sempre, cada vez que aceitamos a renovação, cada vez que escolhemos começar de novo, cada vez que damos espaço à disponibilidade.
Um Menino nos foi dado. E Deus ofereceu-nos, a cada Natal, o seu próprio filho, querendo verbalizar na nossa Humanidade todo o Amor com que somos feitos. Deus colocou nos nossos braços um Menino para nos revelar que é com um coração puro que conseguimos ver a beleza, que é com o olhar disponível que somos capazes de eliminar a indiferença e a brutalidade.
Um Menino nos foi dado. A toda a Humanidade. A cada um de nós. Este Menino que é sempre criança nos nossos presépios, sem idade e com Eternidade.
Um Santo Natal para todos vós que connosco seguis na nossa Estrada Clara! Um abraço sempre amigo e natalício.
Ana