
Hoje celebramos a vida de todos aqueles que decidiram fazer da sua vida a presença de Deus em nós. Esta foi a nossa escolha, minha, da Beatriz e do Jorge há já muitos anos. Por isso, este dia vai ser sempre um dia celebrado e lembrado a três. Um dia em que cabem nele todos os dias em que escolhemos entregar aquilo que somos a este projeto de vida chamado Comunidade Estrada Clara, o nosso projeto de vida cristã inserido na grande família que é a Igreja.
Temos sido muito felizes com esta nossa escolha. Costumo dizer que se todas as pessoas fossem felizes com as suas escolhas de vida como eu sou com a minha, sentir-se-iam plenamente realizadas como eu me sinto. Porque o que realmente importa é escolhermos aquilo que nos completa, que nos faz sair de nós mesmos e crescer em graça e em sabedoria, aquilo que vai ao encontro da melhor versão de nós mesmos. E nós encontramos a nossa melhor versão nesta vida comunitária cheia de alegrias e desafios, de perguntas e de certezas, de contemplação e de ação. Encontramo-nos porque decidimos partir à descoberta e fomos confiando no que Deus ia colocando no nosso caminho, sempre respeitando a nossa liberdade e o nosso tempo.
“A vida toda para toda a vida” foi o que prometemos os três num dia bonito de verão há mais de vinte anos. E assim foi e assim tem sido. Escolher a vida que faz vida em nós para sermos vida para que a vida dos outros seja sempre a vida do Outro. Eu e a Beatriz celebramos este dia nesta gratidão profunda de termos vivido este compromisso com o Jorge e também celebramos neste dia a alegria e a esperança de continuarmos a viver a nossa escolha na nossa comunidade, nos nossos projetos, na nossa Igreja.
Um feliz Dia dos Consagrados para todos os que vivem este compromisso e para todos aqueles que acompanham quem vive neste compromisso de vida!
Ana
📷nós os três numa noite fria de verão, em São João D’Arga, em julho de 2012.