Naquele dia, eu estava lá…

A reflexão de Tiago, discípulo de Jesus

(a partir do Evangelho do Domingo de Ramos – Lc 19, 28-40)

Eu estava lá, naquele dia inesquecível. Caminhava ao lado d’Ele, juntamente com Pedro e os outros. O sol brilhava intensamente, o caminho enchia-se de vozes, de cor, de ramos de palmeira. Entre a multidão, reconheci o cego que Ele tinha curado, a mulher que Ele tinha perdoado, o amigo que Ele tinha ressuscitado. Quando ouvi as pessoas a gritar “Hosana ao Filho de David!”, o meu coração explodiu de alegria. Finalmente! O povo reconhecia-O como Rei! Julguei estar a acontecer ali o começo da vitória, o momento em que Jesus iria revelar o Seu poder, libertar Israel, restaurar o trono de David.

Mas, no meio de tanta euforia desenfreada, havia algo no olhar de Jesus que me deixava inquieto e confuso. Ele não sorria como quem recebe glória. Ele não recebia aquelas aclamações com orgulho. Ele olhava a multidão que por Ele gritava com compaixão… e dor. As suas lágrimas, que muitos julgaram ser de alegria, escondiam o conhecimento do sofrimento iminente. Pois, Ele sabia que o aplauso de hoje transformar-se-ia na condenação de amanhã…

Naquele momento, eu ainda não compreendia que a Sua realeza era diferente. Que o trono valioso que O esperava era afinal uma cruz de madeira. Que a coroa real que lhe seria entregue era afinal de espinhos. Que Ele veio não para conquistar um Império, mas para imperar nos nossos corações.

Naquele dia, eu só via a festa a acontecer. E a história d’Ele poderia ter terminado ali. Com aclamações e juras de amor eterno, com abraços e promessas de felicidade. Só depois, com o tempo e com o que aconteceu, percebi que Ele quis que fosse de outra forma para nos mostrar que os desafios e os obstáculos existem para serem abraçados e que a vida d’Ele em tudo se assemelha à nossa.

Naquele dia, eu estava lá. Foi o dia do início do maior ato de amor da história.

Texto de Ana Luísa Marafona, Comunidade Estrada Clara

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *