Arquivo mensal: Agosto 2025

Cumbíbio para Cumbiber 2024

Há um ano, juntamo-nos (quase todos!) para simplesmente estarmos uns com os outros, com tempo e com espaço, sem tarefas definidas, para aquilo que chamamos “Cumbíbio para Cumbiber”. Quem partilha vida connosco e já nos conhece bem, sabe que gostamos muito de arranjar nomes, digamos assim, pomposos para as nossas atividades várias e variadas. E este nome resulta da necessidade de nos encontrarmos, livres de atividades e responsabilidades, e com disponibilidade para o que mais importa – estarmos uns com os outros, por a conversa e o riso em dia. E houve tempo para cantar, lembrar, projetar, agradecer, rir, sonhar, ouvir.

Ficam aqui as memórias desse encontro de 2024, num resumo daquilo que somos e do que vivemos em comunidade. Este encontro passado que guardamos com especial carinho por tantos motivos, mas também por ter sido nesse dia que o André e a Andreia distribuíram os seus convites de casamento (e do batizado da Clarinha!). Quem sabe não se começou aqui uma tradição e amanhã haja uma nova surpresa…

Amanhã, estaremos novamente juntos para simplesmente estarmos juntos. Nesta irmandade que já perdura, para alguns, há mais de 30 anos! Nesta irmandade que persiste e atravessa os tempos e as circunstâncias porque há uma razão que nos acomuna e nos faz seguir nesta Estrada: Deus. Este Deus que se alimenta na nossa amizade com Ele através da amizade que vivemos uns com os outros. Esta irmandade que procura, mesmo nos momentos mais desafiantes, a alegria que vem de nos sentirmos amados por Ele através de cada um de nós. E é esta alegria que se fortaleça sempre que estamos juntos que nos faz ser portadores de alegria para todos os que caminham connosco.

Por tudo isto, amanhã, é dia de festa! Vamos!

Testemunhos 2024/2025

Enquanto estamos já a preparar o novo ano de formação, deixamos aqui registados os testemunhos da Joana, do Pedro, da Inês, do Douglas, do Caio e da Tânia, que fizeram connosco este percurso de educação e de partilha na fé. De outubro de 2024 a junho de 2025, às sextas-feiras, das 21h30 às 23h, na paróquia da Matriz (Póvoa de Varzim), estes jovens adultos fizeram parte de um grupo de treze elementos que foi fazendo o seu percurso na descoberta de um Deus que está sempre disponível para quem o quer acolher, construindo assim o início de uma fé adulta, pensada e experimentada, concreta, vivida em ações, participada no quotidiano e celebrada sempre em comunidade.

Com estes testemunhos verdadeiros e genuínos, queremos partilhar convosco a alegria que é para nós, Comunidade Estrada Clara, sabermos que este desejo de Deus tão próprio do ser humano está e continua presente em quem O procura e nós, Comunidade, somos infinitamente mais felizes por podermos proporcionar este tempo e este espaço de partilha, de descoberta e de interiorização. 

Um bem-haja a todo este grupo por tudo o que podemos partilhar, viver, descobrir em conjunto. ⭐

I Encontro de Formação – Lugar Teu

 I Encontro de Formação “Lugar Teu”: Um tempo e um espaço de escuta, de interioridade e de descoberta da presença de Deus em nós

Numa parceria da Comunidade Estrada Clara com a paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Matriz), entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março, realizou-se o I Encontro de formação para animadores de adolescentes e jovens, sob o nome “Lugar Teu”. Este retiro foi inspirado nas palavras do profeta Jeremias: “Eu conheço bem os planos que tenho para vós – diz o Senhor. Planos de paz e não de calamidade, para vos garantir um futuro e uma esperança.” (Jer 29,11).

Reunidos com o coração disponível e atento, os animadores presentes mergulharam num tempo de reflexão, silêncio, descoberta, histórias de vida, partilha e Palavra. Ao longo deste encontro, falámos sobre os planos de Deus em nós e para nós, questionamos se Ele tem (ou não) planos B, pensamos acerca dos imprevistos da vida e da forma como lidamos com eles e aprofundamos, por meio de algumas passagens bíblicas a forma como Jesus nos vai revelando esses planos de Deus nas nossas próprias circunstâncias de vida. Houve momentos de oração individual e coletiva, grupos de partilhas, celebração eucarística, apresentação de temas e trabalhos individuais, tendo sempre como pano de fundo o tema do encontro – os planos de Deus para nós e a história de cada um com Deus.

Na conclusão final deste encontro, selada com um simbólico abraço da paz e pela paz entre todos, ficaram as orientações a levar para a vida que vai seguindo: o desafio pessoal e coletivo de continuar a escutar os planos de Deus com confiança; o compromisso de ser presença significativa na vida dos adolescentes e jovens dos quais somos responsáveis; a alegria de saber que há sempre um “Lugar Teu” que nos pertence e que Deus preparou para nós.

Queridos jovens, obrigada por este encontro tão luminoso, partilhado e feliz. Obrigada pela vossa confiança plena em nós e por se deixarem caminhar connosco nesta Estrada que também é totalmente vossa! Seguimos juntos para o próximo “Lugar Teu”!