Arquivo da categoria: Igreja

Tríduo Pascal 2026

Entre o silêncio da espera e a alegria da Ressurreição, vivemos juntos o mistério maior da nossa fé. Do gesto simples do pão partilhado ao silêncio profundo da cruz, da espera suspensa no tempo à explosão de vida na madrugada, cada momento foi um convite a sair de nós mesmos e a entrar mais fundo no coração da nossa fé.

No caminho do Tríduo Pascal, fomos mais do que participantes, fomos comunidade que reza, que escuta e que caminha lado a lado. Viver estes dias santos não é apenas recordar, é, acima de tudo, fazer caminho. É aprender a amar até ao fim, a confiar mesmo na escuridão, e a acreditar que nenhuma noite é definitiva quando Deus habita em nós.

Em comunidade, tudo ganha outro sentido: os silêncios tornam-se mais densos, a alegria mais inteira, e a esperança mais forte, porque é partilhada. E assim, quase sem dar conta, a Páscoa vai acontecendo dentro de nós. A vida renasce. A luz permanece. E levamos sempre connosco a certeza serena de que nunca caminhamos sós.

Que felizes e gratos somos por estes dias vividos entre nós, em comunidade que somos e para a comunidade a que pertencemos.

Ana

Dia da Vida Consagrada 2026

Dia da Vida Consagrada. Um dia que fala de entrega, de disponibilidade, de vidas colocadas diante de Deus sem reservas. Um dia que nos convida a olhar para trás com gratidão, para o presente com verdade e para a frente com esperança.

Esta foi a nossa escolha, minha, da Beatriz e do Jorge há já muitos anos. Por isso, este dia vai ser sempre um dia celebrado e lembrado a três. Três histórias, três percursos, três formas de escutar Deus, e uma intuição comum: a vida só faria sentido se fosse entrega. Quando nos comprometemos, não sabíamos exatamente como seria esse caminho. Sabíamos apenas que não queríamos guardá-lo para nós. Desde então, temos vindo a aprender a viver com as mãos abertas, com entusiasmos e com medos. Dias há em que a estrada parece clara e outros em que avançamos apenas porque confiamos em Quem caminha connosco. O nosso compromisso não nos poupa às dúvidas nem aos cansaços, mas dá-nos um lugar onde permanecer quando tudo parece instável. A nossa comunidade é a casa onde aprendemos que a fidelidade se constrói em relação e onde a esperança cresce quando é partilhada. Aqui, o nosso compromisso deixa de ser apenas uma decisão pessoal e torna-se um caminho feito a várias vozes.

Ao celebrar este Dia da Vida Consagrada, olho para o futuro com confiança para viver, da melhor forma possível, desafios, mudanças, fragilidades. Porque a vida entregue continua a gerar vida. Porque Deus não termina aquilo que começa. Porque o nosso “sim” dito um dia continua a abrir possibilidades que ainda não conhecemos. Há ainda muito caminho por fazer. Muitas vidas por encontrar. Muitas formas novas de servir e amar que nós ainda não imaginamos.

Agradecer este dia é voltar a colocá-lo no presente. É dizer outra vez, com a nossa vida toda, que continuamos disponíveis para toda a vida. Por isso, hoje, não celebramos perfeições nem metas alcançadas. Celebramos a graça de continuar a caminhar juntos. Celebramos a luz que não se apaga, mesmo quando é pequena. Celebramos a fidelidade possível, sustentada pela comunidade e pela certeza de que Deus permanece fiel primeiro.

Ana

Quantas graças cabem numa semana?

Quantas alegrias deixamos que ocupem o nosso coração? Quantos caminhos nos conduzem a uma vida de gratidão? Durante esta semana que ontem terminou, estas questões foram a minha companhia. Há semanas que se medem em dias. E há outras que se medem em graças. Esta foi uma dessas — uma semana onde o tempo pareceu abrir-se em mil gestos de Deus.

Deus faz sempre realmente muito mais do que aquilo que nós esperamos. Nesta mesma semana, há cinco anos, o Jorge tinha acabado de partir e, consequentemente, outras perguntas invadiam-nos o coração e o corpo: “E agora? Como continuamos daqui para a frente? Como vamos viver todos os próximos anos sem ele? Quem nos vai orientar, ter ideias, entusiasmar? O que vamos fazer?”. Na altura e nos dias e meses seguintes, não encontrei respostas. Mas, sem saber o que aconteceria depois, fomos continuando este caminho. Sem mapas, mas sempre com confiança. E assim as respostas foram chegando ao longo dos tempos que se seguiram. Em forma de um momento de oração comunitário que se iniciou, de um renovado projeto de formação cristã de adultos, de ensaios que se consolidaram, de um retorno às animações das Eucaristias, de novos caminhos e caminhantes que têm surgido nesta nossa Estrada… E essas respostas também nos chegam através dos aniversários que continuamos a celebrar, da vida de cada um que persistimos em agradecer, dos abraços multiplicados e dos risos dobrados em fé e irmandade. Chegam também em novas formas de missão na nossa comunidade e que são oportunidades felizes e fecundas de vivermos ainda mais este nosso compromisso de uma vida toda para toda a vida em Igreja.

“Todos somos precisos porque todos somos preciosos.” Esta belíssima frase foi dita hoje pelo nosso querido amigo e pároco e veio fechar, com chave de ouro, esta semana tão rica que nos foi dada viver. As fotografias que aqui partilhamos são o espelho desta vida que nos acontece. E mostram a certeza que, afinal, numa só semana pode caber o Céu inteiro e que esta vida tão rica em projetos e missão comunitária é aquela que é vivida sempre na dádiva e no encontro, connosco, com os outros e com o Outro.

Ana

4 anos de Encontro em TI

Há quatro anos, vimos nascer um sonho que já vivia no nosso coração há muito tempo — um momento de oração comunitária a que demos o nome de “Encontro em TI”, título este de um dos nossos cânticos mais bonitos. Esta ideia, que durante anos foi também sonhada e rezada pelo Jorge, encontrou finalmente forma precisamente um ano depois da sua morte. E, talvez por isso, este encontro tenha sempre consigo um significado tão profundo desde a sua origem: nasceu do amor, da fé e da vontade em continuar a fazer caminho.

O “Encontro em Ti” surgiu como resposta a um desejo antigo de criar um espaço de oração comunitária, diferente, único, próximo e autêntico — um tempo e um espaço em comum onde a fé se pudesse viver em simplicidade e verdade. Não se tratava apenas de reunir pessoas, mas de proporcionar um encontro vivo com Deus, onde cada um pudesse sentir-se acolhido e amado, independentemente do seu caminho.

Desde o primeiro momento, o “Encontro em Ti” tem mostrado a sua originalidade e força interior. A música, a oração partilhada, o silêncio que fala ao coração, os gestos simbólicos e as palavras simples — tudo isto foi ganhando corpo e alma, tornando-se num verdadeiro ponto de luz na caminhada da Comunidade Estrada Clara.

Hoje, celebrar quatro anos deste “Encontro em Ti” é muito mais do que assinalar uma data. É reconhecer a fidelidade de Deus, que transforma tudo em vida nova e a vontade em missão. É agradecer por todos os que disseram “sim”, por quem acredita connosco, por quem reza e trabalha para que cada encontro seja sinal do amor de Deus em nós.

“Encontro em Ti” é um testemunho de que Deus faz nascer vida onde parecia haver silêncio, e que os sonhos nascidos no coração — mesmo quando parecem adormecidos — florescem no tempo certo. Que este encontro continue a ser um espaço de comunhão e de presença na nossa comunidade.

O primeiro dia do resto de um novo ano!

Ontem, iniciamos o 5.º grupo da nossa Formação Cristã de Adultos. E é sempre uma alegria abençoada quando novos formandos chegam até nós! Começar uma etapa nova a cada ano traz a esperança de novos caminhos e a perspetiva de horizontes a alcançar. Há sempre tanto de bonito nestes inícios — aquele misto de timidez e curiosidade, de quem chega sem saber bem o que vai encontrar, mas sente que precisa de estar ali.

Cada rosto trouxe consigo uma história, um caminho feito, uma busca que continua. Cada um destes novos formandos trouxe também um bem essencial – um coração aberto à escuta e disponível para se deixar envolver neste percurso de espiritualidade e conhecimento.

E uma alegria imensa enche-nos o coração por sabermos que vamos caminhar juntos, que podemos proporcionar em cada encontro um lugar de caminho onde a fé se vai desdobrando em gestos simples e onde o que somos se encontra com o que acreditamos poder ser. É uma experiência de crescimento interior, de reaprendizagem da confiança, de descoberta de Deus no meio da vida quotidiana.

Que este novo grupo seja um lugar de escuta, de encontro e de transformação. Que cada semana traga um passo novo, um olhar mais leve, uma fé mais vivida. Porque quando nos reunimos em nome do Amor, é Ele que está no meio de nós — discretamente, mas com uma força que muda tudo em todos.

O que ontem começou é semente; e, nas mãos de Deus, toda a semente traz consigo a promessa de fruto. Com gratidão pelo que vivemos e confiança plena no que virá, seguimos, com alegria, sempre juntos na claridade da nossa Estrada.

Queridos novos formandos, sejam bem-vindos! Obrigada pela vossa escolha!

Eucaristias 2025/2026

O canto na liturgia e na oração tem um significado profundo para os elementos da nossa Comunidade e esta animação litúrgica está associada ao nosso modo de viver a Igreja na Igreja. Não somos só um grupo coral, mas sim uma Comunidade que se junta para rezar e viver a liturgia através do canto e da música. Alguns dos elementos da Comunidade Estrada Clara têm formação musical em canto e em instrumentos (piano, guitarra clássica, saxofone, entre outros). Muitos de nós já cantamos juntos desde muito novos, há já quase trinta anos. Muitos dos cânticos que cantamos nas Eucaristias são da nossa autoria, precisamente porque são o fruto do nosso modo de rezar, de louvar, de anunciar, através das palavras e da música, este Deus que nos ressuscita todos os dias. A nossa música, os nossos cânticos, os nossos silêncios musicais são parte da nossa identidade como comunidade. Hoje em dia, gerindo disponibilidades e agendas, famílias, responsabilidades profissionais, idas e vindas, ensaios e outras combinações, vamos mantendo este compromisso mensal de nos juntarmos, na nossa comunidade paroquial, para cantar este Deus que nos une e que fez e faz de nós uma irmandade com tempo e espaço para descobrirmos em nós a alegria de vivermos juntos!

𝐀 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐂𝐥𝐚𝐫𝐚 𝐞́ 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐨𝐧𝐬𝐚́𝐯𝐞𝐥 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐚𝐧𝐢𝐦𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐜𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐧𝐚 𝐄𝐮𝐜𝐚𝐫𝐢𝐬𝐭𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝟏.𝐨 𝐝𝐨𝐦𝐢𝐧𝐠𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐚𝐝𝐚 𝐦𝐞̂𝐬, 𝐚̀𝐬 𝟏𝟗𝐡, 𝐧𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐨́𝐪𝐮𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐍𝐨𝐬𝐬𝐚 𝐒𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐞𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 (𝐌𝐚𝐭𝐫𝐢𝐳), 𝐏𝐨́𝐯𝐨𝐚 𝐝𝐞 𝐕𝐚𝐫𝐳𝐢𝐦.

Encontro em TI 2025/2026

“Encontro em Ti” é o nosso momento de oração mensal, na igreja Matriz e alargado a toda a comunidade paroquial. Acontece nas primeiras quintas-feiras de cada mês e, durante uma hora, diante de Jesus Eucaristia, rezamos a vida e a comunidade que somos. Uma experiência de partilha com quem vem meditar connosco e assim fazer memória e presença de um Deus que vem sempre ao nosso encontro.

A oração é a base primordial na identidade da Comunidade Estrada Clara. Desde sempre que, como qualquer grupo cristão, privilegiamos estes momentos de meditação e de silêncio, num encontro com Ele e connosco próprios. A oração na Comunidade Estrada Clara surge como compromisso comunitário. O esquema da nossa oração baseia-se na Liturgia das Horas, a oração pública e comunitária oficial da Igreja. A esta liturgia juntamos os cânticos, as nossas reflexões e o silêncio. Sempre o silêncio. Tão importante numa sociedade em que parece que o mais valioso é sempre o barulho, o ruído, o que fala mais alto. Há muito que descobrimos que é no silêncio e na serenidade que vamos sendo mais pessoas, que vamos conhecendo mais a nossa luz, que nos vamos tornando embaixadores do divino que vive em nós e assim construindo uma comunidade pensante e orante.

“𝐄𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐞𝐦 𝐓𝐈” – 𝐧𝐚 𝟏.𝐚 𝐪𝐮𝐢𝐧𝐭𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐝𝐞 𝐜𝐚𝐝𝐚 𝐦𝐞̂𝐬, 𝐧𝐚 𝐈𝐠𝐫𝐞𝐣𝐚 𝐌𝐚𝐭𝐫𝐢𝐳 𝐝𝐚 𝐏𝐨́𝐯𝐨𝐚 𝐝𝐞 𝐕𝐚𝐫𝐳𝐢𝐦, 𝐝𝐚𝐬 𝟐𝟎𝐡 𝐚̀𝐬 𝟐𝟏𝐡

Testemunhos 2024/2025

Enquanto estamos já a preparar o novo ano de formação, deixamos aqui registados os testemunhos da Joana, do Pedro, da Inês, do Douglas, do Caio e da Tânia, que fizeram connosco este percurso de educação e de partilha na fé. De outubro de 2024 a junho de 2025, às sextas-feiras, das 21h30 às 23h, na paróquia da Matriz (Póvoa de Varzim), estes jovens adultos fizeram parte de um grupo de treze elementos que foi fazendo o seu percurso na descoberta de um Deus que está sempre disponível para quem o quer acolher, construindo assim o início de uma fé adulta, pensada e experimentada, concreta, vivida em ações, participada no quotidiano e celebrada sempre em comunidade.

Com estes testemunhos verdadeiros e genuínos, queremos partilhar convosco a alegria que é para nós, Comunidade Estrada Clara, sabermos que este desejo de Deus tão próprio do ser humano está e continua presente em quem O procura e nós, Comunidade, somos infinitamente mais felizes por podermos proporcionar este tempo e este espaço de partilha, de descoberta e de interiorização. 

Um bem-haja a todo este grupo por tudo o que podemos partilhar, viver, descobrir em conjunto. ⭐

Jubileu 2.5

A esta hora, um grande grupo de jovens da minha paróquia vai na sua peregrinação a Roma por ocasião do Jubileu dos Jovens. Há 25 anos, era eu quem viajava num autocarro, com os jovens da paróquia, a caminho da “città eterna”. Coincidindo, nesse ano 2000, com as Jornadas Mundiais da Juventude, este evento reuniu milhões de corações num só pulsar de fé, esperança e comunhão, num mundo que tinha acabado de entrar num novo milénio cheio de desafios.

Roma 2000 foi uma experiência fundamental para mim, uma universitária de 21 anos que era já responsável por um grupo de adolescentes – num tempo em que muito pouco havia nas paróquias – e pertencia também a um grupo de oração que animava a missa vespertina todos os sábados. Participar nesse Jubileu em Roma foi dos primeiros “sins” a esta minha vocação Comunitária que fui dizendo ao longo da minha vida.

Tal como eu, esta foi a primeira vez que muitos jovens saíram do seu país para um grande evento religioso, numa altura em que não se usavam telemóveis (os telefonemas para casa eram feitos nas cabines públicas), as fotografias dependiam dos rolos das máquinas fotográficas, o euro ainda não existia, portanto passar por três países diferentes implicou muitos câmbios monetários… Foi um momento marcante também na vida da nossa paróquia! Não tínhamos, como hoje, a ajuda das pesquisas internéticas para nos permitir antecipar o que aconteceria nesses dias jubilares. Foi, por isso, uma verdadeira peregrinação de e na confiança!

O Jubileu daquele ano em Roma permitiu-nos viver no coração de uma Igreja jovem, viva, vibrante. Caminhar pela rua com milhares de outros jovens de todo o mundo, ouvir línguas diferentes, cantar juntos, rezar naquela grande praça, dormir em sacos-cama em pavilhões improvisados… e a certeza sentida a cada dia de que não eramos cristãos sozinhos e que ser jovem e cristão era algo universal e cheio de alegria.

Agora, a caminho do Jubileu 2025, somos todos convidados a olhar para trás com gratidão e para a frente com esperança. Deus continua a fazer novas todas as coisas! A Igreja continua viva e a esperança acesa!

Queridos jovens, uma boa viagem! Seguimos juntos, sempre!

Ana

Celebração do Crisma – 22 de junho de 2025

O quarto grupo deste quarto ano de Formação Cristã de Adultos, promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Matriz) em parceria com a Comunidade Estrada Clara, culminou com a celebração do Crisma pelo Bispo Auxiliar de Braga, Dom Delfim Gomes, no dia 22 de junho de 2025, na Igreja Matriz. Recordamos, com imensa alegria e muita gratidão, esse dia festivo em que os nossos treze crismandos (a Anair, o Arthur, o Caio, a Carina, o Douglas, a Inês, a Joana, a Márcia, o Pedro, a Roseane, a Serafina, o Sérgio e a Tânia) receberam o Espírito Santo e foram fortalecidos com os seus dons. Lembramos também o percurso particular do Arthur e do Caio que, escolhendo, numa idade adulta, assumir uma vida cristã, receberam os sacramentos do Batismo e da Eucaristia. A Roseane também recebeu, pela primeira vez, a Eucaristia, um momento de imensa alegria para ela.

Nesta Eucaristia festiva, os jovens do grupo do 10.º ano e alguns escuteiros do Agrupamento 38 da nossa Paróquia receberam também o sacramento do Crisma. Foi uma celebração comunitária de fé, de ação de graças e de louvor por este caminho percorrido e pela descoberta de um Deus que nos ama e que nos quer sempre a caminho com Ele e com os nossos irmãos. Que este tenha sido o dia primeiro de um percurso numa fé adulta, consciente, pensada e experimentada, questionada e trabalhada sempre numa dimensão comunitária.

Um bem-haja a todo este grupo pelos momentos de partilha, de reflexão e de conhecimento e pela certeza que nos dão de que viver em Deus é, essencialmente, um viver com e para os outros.