Comunidade

A Comunidade Estrada Clara é a concretização de um projeto de vida cristã que tem como princípios fundamentais a oração, a espiritualidade, a música, a cultura, o silêncio, o pensamento, o acolhimento, a partilha de ideias e o compromisso diário com uma Vida Maior. Todos os elementos desta Comunidade partilham um Ideal que não tem fim porque está assente na mensagem de Jesus Cristo e vivem, no seu quotidiano (nas suas vidas familiares, laborais, comunitárias), esta presença divina, procurando ser sempre testemunhas de uma Luz maior. São elementos comprometidos com a Vida, ativamente presentes na sociedade civil e envolvidos na dimensão comunitária eclesial.

Na base desta comunidade estão as vidas do Jorge, da Ana e da Beatriz, três companheiros de vida que, há vinte anos, decidiram partilhar o seu dia-a-dia num compromisso de dádiva ao(s) Outro(s). Fortemente comprometidos com a vida em Igreja e com o desejo de fazer da mensagem de Jesus Cristo o alicerce único da sua comunidade, têm, desde sempre, a experiência da oração como uma parte fundamental dos seus dias assim como a descoberta da Vida em cada atividade realizada. Assim, a Comunidade Estrada Clara pretende proporcionar, a quem assim o desejar e a partir do testemunho e da ação de todos os seus membros, uma proposta de vida alicerçada fundamentalmente na oração e num estilo de vida cristão marcado pela alegria, pelo bem comum e pelo crescimento comunitário.

“Brilhe a vossa luz diante dos Homens” (Mateus 5, 16) é a frase orientadora de todas as atividades e vivências desta comunidade que acredita que cada um de nós transporta em si esta Luz e que, como tal, é responsável por fazê-la brilhar no meio do mundo, de forma a que cada lugar que habitemos se possa tornar mais luminoso, mais elevado, mais grandioso.

A Comunidade Estrada Clara tem realizado o seu trabalho pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Matriz), na cidade da Póvoa de Varzim. Durante cerca de quinze anos, a Comunidade orientou grupos de adolescentes e jovens (a partir do 7.º ano) e foi responsável pela animação litúrgica da Eucaristia vespertina de sábado. A Comunidade organizou ainda, com caráter regular, peregrinações de jovens a Paray-le-Monial e a Taizé, tendo também participado nas Jornadas Mundiais da Juventude em Roma (2000), Colónia (2005) e em Madrid (2011).

Atualmente, a Comunidade Estrada Clara é responsável pela dinamização da Formação Cristã de Adultos na paróquia, pela orientação de um momento de oração mensal comunitário – Encontro em Ti – e pela animação de algumas Eucaristias paroquiais.

São João D’Arga, julho de 2009