Encontro 4 – janeiro 2024

Qual a relação entre a arte e a oração? Como podemos viver a nossa espiritualidade através da beleza que a arte nos transmite? Que experiências de contemplação já vivenciamos nos nossos percursos espirituais? Onde encontro eu, no meu dia-a-dia, a beleza e a harmonia? Estas e outras questões foram as protagonistas do último encontro “Estradas Partilhadas” no dia 21 de janeiro. Foi a vez da Beatriz nos trazer uma reflexão do Papa Bento XVI intitulada “Arte e Oração” e, partindo deste texto, fomos viajando pelo mundo da arte, da cultura e da beleza. Pusemos em comum as nossas experiências de vida e o modo como vamos descobrindo que é possível ter um coração onde há espaço para contemplar a beleza e como esse espaço de contemplação é fundamental para vivermos a nossa espiritualidade de uma forma mais completa. Partilhamos também onde nos nossos contextos de vida conseguimos descobrir essa beleza que nos leva a Deus, pois a arte é o caminho de tornar visível a invisibilidade deste infinito divino. Cada um de nós evocou exemplos de sinais de beleza através dos quais vislumbra a presença de um Deus próximo: uma música que nasce das nossas mãos, um texto que é partilhado, a magnificência da Sagrada Família de Gaudi, uma simples frase que uma criança nos diz, o silêncio em Taizé, as caminhadas em São João d’Arga, um projeto de trabalho a que nos entregamos para que o bem comum prevaleça, um livro lido que nos inquieta e edifica, uma atividade para jovens sobre a escrita de Dante, etc. Uma vez mais, crescemos juntos nesta dança que as palavras nos trazem e na alegria que é podemos falar da Vida. Rezar é também estar em comum, ver e sentir com quem faz este caminho connosco.

“Estradas Partilhadas”, o nosso espaço para termos espaço para vivermos com tempo o tempo que trazemos em nós, para como comunidade fortalecermos em nós uma dimensão orante e pensante e assim promovermos a atenção e a escuta ao(s) Outro(s).

“Estradas Partilhadas”, os nossos domingos de gratidão, os nossos primeiros dias da semana, os nossos caminhos para chegarmos juntos a casa, à Terra Prometida.