Ser consagrado

Um testemunho escrito pela Beatriz

O papa Bento XVI diz-nos que ser consagrado significa “pertencer ao Senhor” e isso significa “arder com o seu amor incandescente, ser transformado pelo esplendor da sua beleza”.

Há muitos anos, fui surpreendida com o convite para formar comunidade com a Ana e o Jorge. Estávamos inseridos em vários projetos na nossa paróquia, passávamos muitas horas juntos, e, portanto, fazia sentido que partilhássemos também a mesma casa. Foram e continuam a ser anos de aprendizagem, de partilha, de construção pessoal e comunitária.

Hoje, mais do que nunca, as pessoas precisam de saber como ser cristãs no seu dia a dia. Depois da missa ao domingo, como posso ser testemunha de Jesus? Como posso ser luz para os outros no “mundo real”? Como pode a oração fazer parte natural do meu dia? O projeto que começámos há tantos anos pretende responder a estas questões. Para nós, é natural começar e acabar o dia com a oração. É natural que nos intervalos do trabalho, o nosso tempo seja preenchido com projetos de formação, ensaios, animação de eucaristias, mas também com partilha de testemunhos, de alegria, passeios e convívios… e em tudo isto somos testemunhas de Deus que é Amor e que arde nos nossos corações, transformando-nos.

Este caminho em comunidade que vive a fé na rotina diária tem sido uma contínua descoberta para mim. É na relação que me descubro, que cresço e ajudo a crescer, que vou sendo cada dia mais aquilo que Deus sonhou quando me sonhou! Ser consagrado é, realmente, pertencer ao Senhor! Isto que é dito de forma tão simples e tão bela é suposto passar para a nossa vida em cada circunstância, quando os dias são luminosos, mas também quando anoitece e parece que não encontramos sentido no que vivemos… A vida fica pobre e muito incompleta sem esta parte espiritual! Nós somos feitos de luz e para a Luz! Precisamos do transcendente para nos elevarmos a toda a altura que temos!

Em cada dia agradeço o convite que feito há anos. Agradeço a oração de cada dia. Agradeço poder falar de Deus ou simplesmente vivê-Lo em cada dia. Agradeço ter com quem partilhar este projeto. E agradeço a vida que tem mais sentido vivida com e para os outros… e com e para o Outro!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *