Jubileu 2.5

A esta hora, um grande grupo de jovens da minha paróquia vai na sua peregrinação a Roma por ocasião do Jubileu dos Jovens. Há 25 anos, era eu quem viajava num autocarro, com os jovens da paróquia, a caminho da “città eterna”. Coincidindo, nesse ano 2000, com as Jornadas Mundiais da Juventude, este evento reuniu milhões de corações num só pulsar de fé, esperança e comunhão, num mundo que tinha acabado de entrar num novo milénio cheio de desafios.

Roma 2000 foi uma experiência fundamental para mim, uma universitária de 21 anos que era já responsável por um grupo de adolescentes – num tempo em que muito pouco havia nas paróquias – e pertencia também a um grupo de oração que animava a missa vespertina todos os sábados. Participar nesse Jubileu em Roma foi dos primeiros “sins” a esta minha vocação Comunitária que fui dizendo ao longo da minha vida.

Tal como eu, esta foi a primeira vez que muitos jovens saíram do seu país para um grande evento religioso, numa altura em que não se usavam telemóveis (os telefonemas para casa eram feitos nas cabines públicas), as fotografias dependiam dos rolos das máquinas fotográficas, o euro ainda não existia, portanto passar por três países diferentes implicou muitos câmbios monetários… Foi um momento marcante também na vida da nossa paróquia! Não tínhamos, como hoje, a ajuda das pesquisas internéticas para nos permitir antecipar o que aconteceria nesses dias jubilares. Foi, por isso, uma verdadeira peregrinação de e na confiança!

O Jubileu daquele ano em Roma permitiu-nos viver no coração de uma Igreja jovem, viva, vibrante. Caminhar pela rua com milhares de outros jovens de todo o mundo, ouvir línguas diferentes, cantar juntos, rezar naquela grande praça, dormir em sacos-cama em pavilhões improvisados… e a certeza sentida a cada dia de que não eramos cristãos sozinhos e que ser jovem e cristão era algo universal e cheio de alegria.

Agora, a caminho do Jubileu 2025, somos todos convidados a olhar para trás com gratidão e para a frente com esperança. Deus continua a fazer novas todas as coisas! A Igreja continua viva e a esperança acesa!

Queridos jovens, uma boa viagem! Seguimos juntos, sempre!

Ana